sábado, 27 de março de 2010

Um pedacinho do universo...

ASTRONOMIA


por: Luana


Você se lembra da ultima vez em que olhou para as estrelas? Talvez, há muito tempo, você tenha olhado para elas numa noite de verão. Ou talvez ontem, cansado de um dia estressante, você tenha feito aquela pergunta eterna, enquanto olhava para os pontos luminosos e silenciosos no céu: “Quantas estrelas existem no Universo?”
Cada estrela é um mundo remoto e excitante. Você já experimentou, em algum momento, o desejo irresistível de entender o que realmente são esses sóis distantes? Numa noite límpida e escura, as estrelas parecem numerosas de mais para ser contadas. Apesar disso, apenas seis mil entre bilhões de estrelas conhecidas podem ser vistas a olho nu.
Quem observa o céu estrelado nem pode imaginar a beleza, a harmonia e a diversidade que as estrelas ocultam. Mas toda essa harmonia é aparente, pois as estrelas não se encontram associadas por um fenômeno físico. Ao contrario, situam-se a enormes distancias umas das outras.
Essa distancia é chamada de ano-luz. Corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo. A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo, percorrendo 9,46 trilhões de quilômetros por ano entre os astros.
A imagem a cima é da Nebulosa de Orion, localizada a 1.500 anos-luz da Terra. Ou seja, 15.000.000.000.000.000 km (15 quatrilhões de quilômetros).


Distante a mais de 480 bilhões de quilômetros, o astrônomo americano Carl Sagan (1934-96) pediu para que a NASA tirasse uma foto da Terra vista desse ponto do Sistema Solar, o resultado obtido foi a imagem abaixo:




Sim, a “gigantesca” terra é aquele pontinho minúsculo localizado dentro do circulo. Que foi possível ser visualizado apenas porque um raio de sol cruzou aquela região.
Será que somos mesmo tão grandes como pensamos?
Mas e os outros palnetas?
Você ja se perguntou qual o tamnho deles em comparação com a terra?
Abaixo temos algumas fotos comparando o tamanho da Terra com de Venus, de Marte, Mercúrio e de Plutão. E logo em seguida comparada a Júpiter, saturno, Urano e Netuno.





Mas e o sol? Aquele que vemos com freqüência no céu? Você consegue imaginar qual o seu tamanho em comparação a Terra?



O sol que por vezes nos deixa encalorados é apenas uma gigantesca bola de fogo.
Estudos mostraram que se o Planeta Terra estivesse mais próximo do sol, provavelmente não existiria mais vida aqui. Pois a temperatura ali é de 15, 000, 000° C; 27, 000, 000° F.
Mas o sol não é a maior estrela existente.



Note que na imagem a cima, o sol é comparado com algumas estrelas, mas a Terra não é possivel ve-la a olho nu. Imagine agora se comparar o sol com algumas estrelas realmente gigantescas como é o caso da Betelgeuse e da Antares.



Note, que agora nem mesmo o sol pode ser visto a olho nu.
Realmente, não somos tão grandes como pensamos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário