terça-feira, 23 de março de 2010

Mitologia Grega

Por: Lucas Negrão

Introdução:



Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as outras pessoas, e também com o motivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há 3 mil anos, não tinha explicação para quase nada, como acontecimentos de fenômenos naturais e históricos.

Portando, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias (mitos), de origem imaginativa, passadas ao povo por pessoas que contavam e livros.

Grande parte dessas lendas e mitos chegaram até os dias de hoje e são importantes fontes de informação para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, culturais, artísticos, políticos e materiais.


A Mitologia grega:


Os gregos buscavam explicação para tudo que os cercavam. Eles tinha uma imaginação muito fértil, e assim criaram seres e criaturas de todos os jeitos, formas e tipos.

Bastava ler os sinais da natureza, para atingir seus objetivos. A epitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem nesse contexto. Os gregos se consultavam em seus oráculos para saber as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro.



Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:




- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Heracles ou Hércules e Aquiles

- Ninfas: Seres femininos que abitavam os bosques e campos, levando alegria e felicidade.

- Sátiros: Figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

- Centauros: Corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

- Sereias: Mulheres com metade do corpo de peixe atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.

- Górgonas: Mulheres, espécie de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

- Quimeras: Mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.




O Minotauro:




É um dos seres mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos e etc.

Esse homem tem corpo de humano e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviados pelo Rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto.

Muitos gregos tentaram matar o Minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.

Certo dia, o Rei Egeu resolveu mandar para a ilha de Creta seu filho, Teseu que deveria matar o minotauro.

Teseu recebeu da filha do Rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada.
O herói entrou no labirinto matou o minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã, que tinha usado para marcar o caminho percorrido.





Deuses Gregos:

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuiam características de seres humanos. Cíumes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com eles. Desta união entre deuses e mortais surgiram os heróis.

Principais deuses:

Zeus - Deus de todos os deuses, Senhor do céu.

Afrodite - Deusa do amor e da beleza.

Poseidon - Deus dos mares.

Hades - Deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.

Hera - Deusa dos casamentos e da maternidade

Apolo - Deus da luz e das obras de artes

Artemis - Deusa da caça

Ades - Divindade da guerra

Atena - Deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Hermes - Divindade que representava o comércio e as comunicações

Hefestos - Divindade do fogo e do trabalho


Mais alguns seres mitológicos:

Hidra de Lerna

A Hidra era uma serpente gigante com várias cabeças, que aterrorizava a regias de Lerna, na Argólida. Filha de Equidna e Tífon, tinha por irmãos: Cérberus, o cão de Hades; Ortro, o cão monstruoso de Gérion; e a Quimera.
A picada da Hidra era extremamente venenosa, e contra o veneno não existia antídoto. Quando uma cabeça era cortada, duas surgiam no lugar, e uma dela era imortal.






Medusa:


A Medusa é uma figura mitológica da Grécia Antiga. Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro.
As lendas e mitos gregos, diziam que ela podias tranformar em estátua as pessoas que olhassem diretamente para seus olhos. Era uma das 3 irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas ( Euriále e Esteno ), Medusa era mortal.
Era filha de Ceto e Fórcis( divindades marinhas ). Assim como suas duas irmãs, Medusa foi transformada em monstro pela deusa Atena. Todos tinham muito medo da Medusa. Ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de suas irmãs.
Na mitologia grega, edusa foir morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através de seu reflexo, para não ser transformado em pedra.
Após decapitá-la Perseu entregou sua cabeça à deusa Atena, que a fixou em seu escudo.




Quimera:

A figura mítica da Quimera, oriunda da Anatólia e cujo tipo surgiu na Grécia durante o séc VII a.C., sempre exerceu atração sobre a imaginação popular.

De acordo com a versão mais difundida da lenda, a quimera era um monstruoso produto da união entre Equidna - metade mulher e metade serpente; e o gigantesto Tífon






Cerberus:


Guardião da porta de Hades. Ele era um monstruoso cão de cinco cabeças e cauda de dragão. Filho do grandioso Tifão, cuja a união com a não menos monstruoso Équidna .




























































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário